Luxo Sustentável: O Mercado de Produtos Usados em Ascensão Global!
- Uyllian Rodrigo Wommer
- 29 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
O mercado de luxo em segunda mão tem experimentado um crescimento exponencial, superando em até três vezes o mercado de luxo convencional em escala global. A pandemia do Covid-19 parece ter impulsionado esse fenômeno, à medida que os consumidores buscam maximizar o valor de suas compras, evitar o desperdício e adotar um estilo de vida mais sustentável, encontrando na revenda uma maneira de financiar novas aquisições de luxo. Luxo sustentável, mercado de produtos usados, crescimento exponencial, produtos pré-amados, sustentabilidade ambiental, marcas de prestígio, economia consciente.
Comprar produtos usados é, indiscutivelmente, um ato sustentável. A decisão de adquirir um item pré-amado reduz significativamente o impacto ambiental quando comparada à compra de algo novo. De acordo com o relatório da FARFETCH "Compreendendo a economia ambiental na compra de moda usada" (2020), a aquisição de um item usado economiza em média 1 kg de lixo, 3.040 litros de água e 22 kg de CO2.
A tendência de sustentabilidade é apoiada por uma mudança no comportamento do consumidor. Cerca de 57% dos compradores de produtos usados afirmam que suas aquisições pré-amadas evitaram a compra de algo totalmente novo, destacando o impacto positivo dessa escolha para o meio ambiente.
A FARFETCH é pioneira no segmento de luxo em segunda mão, tendo estabelecido parceria com sua primeira butique de produtos usados em 2010. A empresa tem sido um motor impulsionador desse mercado em expansão e tem contribuído para o crescimento significativo nas visualizações de itens usados, que aumentaram em 151%, com destaque para o período de março em diante, durante o início da pandemia.
Dentro desse mercado em ascensão, as categorias mais populares são as bolsas, que representam 63% das vendas, mas joias e relógios também estão ganhando espaço como opções de investimento sustentável.
O testemunho de clientes, como Joshua Davis de Atlanta, EUA, reforça o aspecto sustentável da escolha por produtos usados. Davis destaca que essa decisão está alinhada com os princípios fundamentais da conservação, prolongando a vida útil dos itens e resgatando produtos feitos de forma insustentável, evitando, assim, o desperdício.
O ano de 2020 também testemunhou um aumento significativo nas vendas de itens usados avaliados em mais de US$ 10 mil, um sinal de que os clientes estão dispostos a investir em produtos usados de alto valor, como as icônicas bolsas Hermès Birkin Limited Edition, vendidas por até US$ 61 mil.

Além de bolsas e acessórios, os relógios de luxo também têm atraído a atenção dos compradores. Marcas prestigiosas, como Louis Vuitton, Chanel e Hermès, se destacam nesse mercado em constante crescimento, atestando a confiança que os consumidores depositam nos produtos usados.
A sustentabilidade da moda de luxo em segunda mão também abrange os itens de estilo de vida, que se tornaram uma escolha popular durante os períodos de bloqueio da pandemia, registrando vendas três vezes maiores em 2020 em comparação com o ano anterior.

A década de 1990 tem um papel significativo nessa tendência, com suas inspirações vintage, como as coleções de Margiela na Hermès, ditando a moda atual da estação e tornando-se fonte de inspiração para muitos. Stephanie Broek, escritora e consultora de moda de Amsterdã, Holanda, é uma entusiasta do estilo vintage e declara que optar por roupas de segunda mão prolonga a vida útil do produto, tornando-se uma forma de consumo verdadeiramente sustentável.
Olhando para o futuro, a FARFETCH enxerga a moda circular como uma fatia significativa do luxo. A empresa estabeleceu uma ambiciosa meta para 2030: gerar mais vendas de produtos circulares com baixo desperdício ou permitir o uso de serviços circulares, visando aprimorar ainda mais o aspecto sustentável do mercado de produtos usados.
Luxo sustentável, mercado de produtos usados, crescimento exponencial, produtos pré-amados, sustentabilidade ambiental, marcas de prestígio, economia consciente.
Portanto, adotar o consumo consciente de produtos usados não apenas reflete uma escolha inteligente para os apreciadores de luxo, mas também representa um valioso compromisso com a sustentabilidade ambiental, contribuindo para a construção de um mundo mais equilibrado e responsável.
Fonte: https://www.farfetch.com/br/
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